Boas Vindas

Seja bem-vindo ao blog da campanha de ROBERTO AUAD.

Este espaço foi construído por amigos e apoiadores da candidatura de AUAD, nestas eleições de 2012, a uma cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Aqui você encontrará informações e idéias para uma Belo Horizonte melhor, além de um histórico da trajetória pessoal e política de ROBERTO AUAD, um resumo do programa de ação e notícias da campanha, baseada no lema DIGNIDADE E INDEPENDÊNCIA.

Contamos com seu apoio!


domingo, 2 de setembro de 2012

Mobilidade urbana racional e sustentável






A candidatura de ROBERTO AUAD tem entre suas principais preocupações a questão mobilidade urbana BH, defendendo propostas racionais e sustentáveis, cujo custo/benefício é muito melhor que o das grandes e dispendiosas obras hoje em execução, voltadas exclusivamente para o anacrônico e poluente sistema transporte baseado em automóveis e ônibus.

Assim, põe-se como crucial a questão das bicicletas como meio de locomoção, que deve ser estimulado pelos mais diversos modos, a partir da criação de ciclovias e ciclofaixas eficientes e seguras (nada a ver com o que vem sendo construído em certas áreas da cidade, apenas 'para inglês ver').


Mas não pode parar por aí. Um sistema que contemple o uso da bicicleta passa também incremento da segurança pública e viária nos corredores de trânsito, pela criação de espaços de estacionamento adequados nas principais áreas de destino e, não menos importante, por sua integração com o transporte coletivo, como o monotrilho, por nós defendido nesta campanha, e ainda com o metrô (ou trem de superfície, como é o caso do que existe na cidade) e com os ônibus (ou o tal BRT). Assim, o ciclista deve poder fazer conexão com o transporte de massa, como começa a acontecer hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro, seja deixando sua bicicleta com segurança nas estações de transbordo, seja levando-a consigo confortavelmente dentro dos veículos coletivos.


E não se diga que BH, por sua topografia de relevo acidentado, não se presta ao uso da bicicleta em larga escala. Usando os vales dos rios e as grandes avenidas construídas à sua margem ou sobre eles, de modo a contornar serras e morros, pode-se ir, por exemplo, do Pindorama à Pampulha, de General Carneiro, em Sabará, até Contagem e Betim, do Sagrada Família a Venda Nova, e outros inúmeros percursos importantes, rodando por avenidas de longos trechos planos como Andradas, Via Expressa, Tereza Cristina, Antonio Carlos e Linha Verde.


Tudo isso requer, todavia, ações adequadas do Poder Público no sentido de modificar a cultura do transporte a motor e viabilizar a adoção da bicicleta como meio de transporte eficiente, racional e sustentável que é.


ROBERTO AUAD está comprometido com essa idéia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manifestações dos leitores desde blog são altamente desejáveis e bem-vindas. Por motivos de ordem administrativa, os comentários são moderados e podem demorar um certo tempo a aparecer publicamente. Contamos com sua compreensão.